11 de nov. de 2009

Baú Muito Bem Trancado-Revista Rollingstone

Sylvio Passos
Baú Muito Bem Trancado

Por Cristiano Bastos

Disputas judiciais entre familiares de Raul Seixas barram novos lançamentos do músico baiano.

Nos anos 60, o "vidente" da comunicação Marshall McLuhan profetizou: "O meio é a mensagem". E a mensagem é, justamente, a herança mais valiosa transmitida pelo missivista do rock brasileiro - Raul Seixas (1945-1989). A música foi o "meio" escolhido, veículo através do qual, por toda a vida e obra, insultou o "monstro sist". Hoje, contudo, refém de várias contendas judiciais pelo imaterial espólio, tem seu libelo asfixiado pelo mais complexo e surpreendente dos sistemas: a família. Dos milhares de fãs de Raulzito, morto aos 44 anos, poucos sabem que ele deixou três herdeiras: as filhas Simone Vannoy (38) e Scarlet Vaquer (33), que vivem nos Estados Unidos desde crianças, e Vivian Seixas (27), no Brasil. As duas primeiras, frutos da união conjugal de Raul com as norte-americanas Edith Wisner e Gloria Vaquer Seixas (hoje Sky Keys), respectivamente; a terceira, fruto do relacionamento amoroso com Angela Affonso Costa, autointitulada Kika Seixas.

Além da abastada fortuna musical, Raul Seixas não deixou patrimônio significativo, sequer existe espólio aberto. Nesses 20 anos, tudo o que suas filhas herdaram consiste em direitos autorais - de execução e imagem - pagos ao longo dos anos. O astro baiano é o que se pode chamar de "long-seller": verdadeiro fenômeno, absolutamente espontâneo. Antiga, a briga (que nada tem a ver com música) desenrola-se em um cenário "internacional". Nos Estados Unidos, as sucessoras de Raulzito defendem o lançamento de vários projetos envolvendo a obra do pai - muitos dos quais vetados na Justiça por Kika Seixas, que hoje atua como procuradora legal da filha, Vivian Seixas.
10 nov (1 dia atrás)
Sylvio Passos
A procuradora de Simone Vannoy, a advogada Flávia Vasconcelos, ressalta que as três herdeiras detêm todos os direitos de autor e conexos relativos à obra de Raul Seixas, assim como os direitos de uso de sua imagem e nome. Na prática, pontua, significa que somente elas podem autorizar ou desautorizar qualquer projeto: "O equívoco ocorre porque muitos consideram Kika como 'viúva de Raul Seixas' e, em consequência, detentora de tais direitos. No entanto, como não se casaram oficialmente, ela não é viúva dele". Apenas Simone, Scarlet e Vivian são as legítimas herdeiras.

Você lê esta matéria na íntegra na edição 38, novembro/2009
10 nov (1 dia atrás)
Sylvio Passos
IN:
http://www.rollingstone.com.br/edicoes/38/textos/bau-muito-bem-trancado/
10 nov (1 dia atrás)
Igor Monteiro
"pergunto a nuvem negra quando o sol vai brilhar"
10 nov (1 dia atrás)
Carlos Sá
Só espero........
Ñ ter que esperar " POR TODA MINHA VIDA"!!!!!!!!!!!!!!!!!!
10 nov (1 dia atrás)
Fa bioenergia
É, mas elas também saem prejudicadas, daqui apouco os fãs vão se encher com
essa guerrinha que não acaba nunca e
não vamo pagá nada!
Já basta que a qualidade está cada vez mais a desejar!

prontofalei!
10 nov (1 dia atrás)
Eduardo
Interesseira... Estamos todos sedentos da mensagem de Raul e ela detém em prol do dinheiro.

Só queremos ouvi-lo cantar, e ela só o quer o dinheiro dele.

Deve ser por isso que aquele homem de há 2.000 anos atrás nunca se casou. Imaginem a mulher dele detentora de sua mensagem.
10 nov (1 dia atrás)
Leonardo
Ele disse assim:
"Vcs vão ter um mundo bem melhor que o meu..."

Será que o nosso finado Raulzito descansa em paz com essas disputas de vaidades???

Bata o pé mesmo Sylvio.
Só não deixe fazer o buraco para não se fixar em poste.
Afinal vc "é Passos." (adorei essa)
10 nov (1 dia atrás)
Cris
que bosque (2)!!!!!!
10 nov (1 dia atrás)
Fabi
Desculpem a boca....
Mas viva os cds piratas!
Viva o kazaa,e mule e etc!!!
São eles que sustentam (hoje), os fãs e os novos fãs


O texto que mandei ao repórter:
2009/10/15 Reinaldo Pinho

Prezado Cristiano,

Antes de mais nada, parabéns pelas reportagens sobre o tema, é bom que alguém da imprensa esteja atento a tudo isso.

Você falou sobre a caixa Raul Produtor, o roteiro do Triângulo do Diabo e a biografia do Raul.

Mas há que se lembrar também, o anunciado fim do Raul Rock Club, devido à perseguições por parte de advogados de algumas herdeiras.

O que podemos notar sobre estas proibições todas é que sempre há o dedo da Sra. Kika Costa nelas, mesmo nos problemas com o RRC, ela é um dos motivos, mesmo que indiretamente.

As brigas ocorrem entre Kika, as outras duas ex-esposas, Paulo Coelho, Jay Vaquer e advogados das herdeiras.

A Sra. Kika sempre promoveu muita coisa, práticamente sózinha (excetuando-se o RRC), mas o "produto" Raul Seixas se tornou grande demais, e agora aparecem essa polêmicas todas.

Para proibir "Deixa Eu Cantar", Kika utilizou argumentos falhos, como se alguém estivesse enganando o público, ao mostrar o Raul, produtor e compositor.

No caso do "Triângulo do Diabo", até onde eu saiba Jay e Kika, não se suportam.

Agora...a biografia, a coisa está sendo mais feia ainda, a Sra. Kika recebeu o jornalista Edmundo Leite por três vezes em seu apartamento, e nunca o expulsou, como ela diz agora, e como o Edmundo tem como provar em suas gravações.
A mesma Kika, foi a pessoa que mais falou do passado de vícios do Raul em entrevista à Revista "Caros Amigos" e no "baú do Raul" e o Revirado...
Inventar que existe uma seita secreta querendo destruir o legado do Raul e utilizando a sua filha Vivian Costa, para dizer que foi mensagem de um guia espiritual, por favor...essas maluquices ficavam bem, quando ditas por Raul, que era um mestre em marketing, não por quem não aprendeu nada com ele.



(...cont...)
09:29 (12 horas atrás)
Reinaldo
final...
Vejo de um lado do ringue (tratando das herdeiras) Vivian e Simone, que até se conheceram pessoalmente, há pouco tempo atrás, e do outro o(s) advogado(s) de Scarlett, com quem Kika, vem mantendo brigas judiciais e ofendendo públicamente.

O que fica disto tudo, é que ninguém mais quer realizar nada de novo, envolvendo o "produto" Raul Seixas, sabem que haverá brigas de egos pela frente.

Algo que fica latente em todas essas proibições, e que é a minha opinião, estão querendo fazer uma grande assepsia em torno do maluco beleza, ele nunca foi brega, nunca bebeu, nunca se drogou, nunca foi megalomaníaco...E o Raul nisso tudo? Ora, ele que se revire no túmulo...

Obrigado pela oportunidade e me avise, caso algo do que escrevi, seja aproveitado...

Abraços!

Reinaldo Pinheiro Pinho (Mr Beer)
ps- qualquer esclarecimento, continuo à disposição.

disponível Marcus Vinicius
a questão é mais profunda...
..se o que ficou para as legitimas erdeiras foram os direitos autorais das obras de Raul..e para isto se converter em fatura..tem que ter quem consuma estes produtos...quem manteve Raul Vivo nos dificeis anos 90 foram seus fãs ..entre eles o maior Sylvio Passos..e obviamente Kika que alem de se relacionar com Raul também foi parceira musical..obviamnte que Kika gostaria que a historia fosse contada pelo o que seus olhos viram e viveram..mas ela teve sua grande colaboração também o que não justifica algumas decisões erradas ao meu ponto de vista tomadas por ela..bom agora que Raul está eternizado e em breve também nas telas..aparecem estas cituações de pessoas que até a pouco tempo declarava que o Raul era uma pessoa não adequada para conviver com sua filha...ou seja não ajudaram muito ou nada..mas querem colher os loros..acho o Sylvio o cara que menos lucrou e mais trabalhou..ele e Marcelo Nova..exploraram em nada o corpo de Raul..já não posso falar o mesmo das gravadoras, programas de tvs, alguns livros e parentes se é que ex é parente..kkkk abraço pena que fica engavetado muita coisa boa..devido a estas pendengas..mas o Sylvio está certo...abraço

Fim de Papo...beleza

Um comentário:

Tony Roll disse...

No livro "Como um conto de fadas", escrito e lançado pela cantora e compositora Lilian Knapp (ex-Leno e Lilian) em 2001, que trabalhou e conviveu com o "maluco beleza" na CBS, quando lá ele era produtor, Lilian afirma que Raul foi casado com a cantora Jane Duboc.