19 de mai. de 2012

Conheça a carreira do californiano João Lopes, o Bicho do Paraná!

Publicado em 21 de Abril de 2012, às 21h04min

Conheça a carreira do californiano João Lopes, o Bicho do Paraná

Mártir da música paranaense, o músico nascido em Califórnia é referência para muitos artistas

Louan Brasileiro

Tamanho da letra
Compartilhe
Imprimir
RSS
Comunicar erro
Quem é paranaense de paixão certamente já ouviu falar em João Lopes, ou ao menos já cantou os versos "Eu não sou gato de Ipanema; sou bicho do Paraná".

O músico é referência internacional quando se fala de música no Paraná. Nascido em Califórnia, João Lopes começou sua carreira na década de 1970. O Bicho do Paraná, como é conhecido, é adepto do rock rural, da mesma leva que trouxe Sá, Rodrix e Guarabyra, Kleiton e Kledir e muitos outros.

A sonoridade de João Lopes é uma organizada promiscuidade de rock, blues e música caipira. Suas letras falam geralmente da vida no Norte do Paraná, do culto à natureza, amor, liberdade, política e crítica social.

João Lopes era amigo de Ivo Rodrigues, vocalista da lendária banda Blindagem; a principal banda de rock do Paraná. Ivo Rodrigues, que faleceu em 2010, foi um grande músico paranaense com quem João Lopes escreveu alguns sucessos. Foi inclusive através de Ivo que João Lopes teve seu primeiro contato com o palco. No ano de 1978, convidado pelo vocalista, participa de um show e não para mais de tocar.

No ano de 1981 João Lopes fecha contrato com a gravadora Continental e lança seu primeiro disco, o album João Lopes, que trazia entre outros, o sucesso Bicho do Paraná.

A canção Bicho do Paraná é tida como uma espécie de hino não oficial do estado. Canção esta que traz em seus versos um verdadeiro culto ao Estado do Paraná. E traz também uma das peculiaridades na obra de João Lopes; a vida do retirante do interior que vai para a capital enfrentar o mundo com a cara e a coragem.

Em 1988 João Lopes lança seu segundo disco, "Pé Vermelho". A canção-título é também uma alusão direta à vida do norte-paranaense que resolve ir tentar a vida em Curitiba. Usando versos como "Quem vem lá do norte, sempre conta com a sorte quando chega aqui; e aqui chegando, vai se desdobrando como nunca vi; tem que ter muita sorte e ser bem malandro pra chegar aqui", o músico descreve o desafio que milhares de paranaenses enfrentam ao ir morar na capital. Dentro desta alusão, João Lopes faz uma alegoria à raça de seu povo, já que em Curitiba, as pessoas que são naturais do Norte do Paraná são vistas como pessoas trabalhadoras e competentes.

Já em 1991, João Lopes lança seu terceiro disco "O Homem e a Natureza", com canções voltadas ao meio ambiente e o futuro do planeta. Um assunto que na época ainda não estava em evidência perante a sociedade. Neste álbum, João Lopes traz na canção-título uma verdadeira oração do povo paranaense. Canção esta que originalmente foi gravada pelo Blindagem em 1988. Citando as crianças, Deus, os índios e a terra vermelha, João Lopes grava uma verdadeira oração do Povo Paranaense.

No ano de 1996, João Lopes lança um disco independente entitulado "Interiores". O lançamento foi em vinil.

Já no ano de 2005, grava o disco Bicho do Paraná Acústico, trazendo releituras de sua obra em formato acústico. Neste disco, João Lopes traz inclusive uma versão do clássico Blowing in the wind, de Bob Dylan.

João Lopes lançou também vários singles e é conhecido em vários países. Pelas ruas de Apucarana, principalmente entre as figuras mais ilustres, o músico é uma figura conhecida e de extremo carisma popular. Atualmente ele vive em Curitiba, e realiza seus shows frequentemente. No carnaval deste ano, João Lopes tocou para o público psicodélico do Festival Psicodália de música e cultura, em Santa Catarina. Foi muito aclamado e ovacionado pelo público durante a sua apresentação.

O TN Online preparou uma seleção com algumas músicas para você conhecer um pouco sobre a obra deste que é o mestre da música popular no Paraná e também um dos maiores músicos do Brasil. Clique e ouça:

1 - Bicho do Paraná - João Lopes

2 - Tarde de Domingo - João Lopes

3 - Pé vermelho - João Lopes
4 - O Homem e a Natureza - João Lopes


Origem dos documentos:
http://tnonline.com.br/noticias/gente-e-tv/13,123774,21,04,conheca-a-carreira-do-californiano-joao-lopes-o-bicho-do-parana.shtml

Este é pé vermelho, gente da gente...