6 de jan. de 2007

O SHOW: Raul Seixas e Marcelo Nova e a Envergadura Moral (16/05/1989)

O SHOW:
Raul Seixas e Marcelo Nova e a Envergadura Moral (16/05/1989)
Bom era um tempo assim...
rapaz do céu..devia ter uns 8 a 9 anos e ae aquela musica me incendiou...eu e a todos da minha geração!
Sim sou da geração Pluct-Plact-Zum-.....sim !Como diria Yoko Ono ..."SIM"!
esta mesma canção que entoada por diversas bandinhas saudosas dos anos 80...
Bom dae veio o clipe no fantástico...eu como muleque comentava no outro dia no colégio de freira .."Hâ eu consegui ficar acordado vi aquele cara de barba vermelha... cara feio né, não tem nada a ver com a Simoni .."..mal saberia eu o que contem estes inocentes versos...eu e nem o censurador da ditadura..
pois é Tranquedo demoraria ainda para ser eleito não diretamente e assassinado...(como este espião recentemente assassinado a DIGAMOS ASSIM MUNDIALMENTE COMENTADO QUE A mando do presidente da Russia...sem lá né!não vamos comprometer a Cantina do Rock;..).
BOM OS VERSOS SÃO DOS PRINCIPIOS DO COMUNISMO SOCIALISMO DE 1800 E TARARÁ... só mesmo Raul Seixas para fazer a Rede Globo transmitir inocentemente estes conceitos!!! ESTE É RAUL SEIXAS QUE EU CONHECI!
Passados uns par de anos já colecionava os Lps de Raul Seixas..minha mãe e umas tias eram proprietárias de uma loja de roupas em Jandaia do Sul (onde anos mais tarde Marcelo Nova ..resurgeria da penumbra com Grampeado em Público 1 e 2 ...)...o negócio era que viajava desde cedo com elas como muchileiero de SP.
Conhecia o Bras aos 14 anos como pouco pirralho de lá..25 de março, Santana onde morava os parentes, Praça da Sé pura Lenda, ...e comprava meus discos ali na loja do Mapin perto do viaduto do Chá, ..hoje como testemunha de minhas lembranças...ou las lojas de discos dos terminais, Acerval Discos quem coneceu??
Depois chegava em minha cidade Apucarana Note do Paraná com diversas raridades , cara era super dificil..acreditem em 1988 eu tinha vinil dos Doors "hollywood boll" e "abslut live" que q galera só foi conhecer e dar referencias após o filme acho que em 1991!E que não existem fielmente como originais em cd até hoje!
Mas na época do show já não era tão inocente assim devia ter uns quase 16, é acho que 15 1/2 entendeu rs..
então fugi de casa com minha namoradinha (longos e bons 4 anos )peguei um onibus de Apucarana a Maringa e lá chegando fui comprar as entradas que eram muito caras, uma semana antes teve o show do Titãs que custava NCZ 3,00 E O SHOW DO RAUL E MARCELO NOVA E ENVERGADURA MORAL CUSTAVA NCZ 7,00 O DOBRO E MAIS NCZ1,00 !!Algo Assim!
Mais de boa economizamos na janta, que foi uns lanchinos adquirimos um vinho e bebida barata e a noitinha fomos para o show:
Eiaeaia... nem precisa dizer que fomos uns dos primeiros a chegar e logo nos acomodamos ao lado direito dos palco pelo lado de dentro...então começõu a pancadaria do rock de Marcelo Nova e a envergadura moral, Só Havia luz no palco, e rapaz para onde vc olhava haviam esqueiros acesso por diversos motivos..Marcelo cantou, Berrou como um Bode, estigou a galera, pulou corda com o fio do Microfone tocou na bateria exatamente como faz com o Denis ainda hoje ...MEMORÁVEL!!!
Maz ...chegou a hora...e Marcelo Nova trouxe o Homem:
Tava ali dentro do palco ao lado da bateria, abraçadinho e beijando minha namorada na ..e o Avatar pintou a entrada do palco era como um alcapão que já dava nos fundos do palco e ele passou ali a poucos metros de nós .... logo lhe empunharão a guitara sua Espada!
Bom foi assim!
Persebi que a maça agora se aglomerava na frente do palco e bradavam Raul!RaulRaul...
...¨enquanto vc se esforça para ser ...um sujeito norma.... e fazer tudo igual...""
estas forão as primeiras palavras ao vivo que ouvi e testemunhei DIRETAMENTE DE Raul Seixas ...
ele cantou outras lendas.. e pediu para o povo lhe acompanhar...em..
metarmofose ambulante, metro linha 743...carpinteiro do universo..outras tantas e claro A Lei da Sociedade Alternativa...
No meio do show diversas pessoas tentaram envadir o palco o que fez só Raul retornar duas vezes ao camarim oque gerou muita especulações que ele não estava conseguindo terminar o Show , os seguranças erão muito grosseirois espancaram um rapaz só porque ele estava sozinho.. mesmo assim permitiram que eu e minha namorada ficassem dentro do palco pois eramos mesmo muito jovens e franzinos, havia um clima de revolta na galera com os seguranças nada mais rock and roll .....mas numa dessas voltas Raul ...meus amigos foi ae :
"Como nós estavamos no palco proximo a bateria ele chegou nos olhou sorriu e fez o simbolo da paz e amor com a mão ...e eu retribui também com o mesmo jesto, na verdade não houve uma só palavra e no silencio daquele turbulhão , do nada estávamos batizados, crismados, abençoados ..na Sociedade Alternativa"
..Raul voltou a cantar e ficava gesticulando para nós como dizendo com as mãos está cheio...Raul estava Feliz!!
Depois quando acabou de ler a Lei jogou uma espécie de pergaminho de papel bem em nossa direção, deveria ter pego..mas o hold foi mais rápido...!
Depois do show na rodoviária, não tinha mais onibus para Apucarana e acabamos ir durmir em um dos hotés que ali existiam, bons tempos aqueles em que a juventude podia voar livre, hoje são amarradas e repreendidas a distancia através da tecnologia!
Não existe mais geraçõa livre!
Dias mais tarde eu li em uma reportagem local que Raul adimirava seus novos Fãns "eles são mais fiés entende melhor as coisas e não haviam nascido quando compuz metade das musicas que eles cantão hoje... " .. claro que Raul falava de minha geração...que na verdade aguentou toda a ressaca dos péssimos anos 90...!!!
Bom consegui uma rteportagem rarissima onde Raul fala de si dos seus amigos, quem ele respeita e porque ele ficou os ultimos quatro anos de sua vida sem falac com jornalistas...e nenhum critico das grandes midias de São Paulo!
Beleza! ae vai!
AGUARDEM!