16 de nov. de 2007

Phono 73 - o canto de um povo

Phono 73 - o canto de um povo

Phono 73 foi um festival realizado em São Paulo (Brasil) em 1973, em plena ditadura militar por diversas personalidades musicais da época.

Gravado pela gravadora Phonogramm este show teve o intuito de mostrar ao público a ditadura militar da época, onde inúmeros cantores foram impedidos de cantar suas músicas devido a censura que havia.


A mais célebre demonstração da censura foi quando Chico Buarque de Holanda e Gilberto Gil cantavam a música "Cálice", uma alusão ao "cale-se" que a ditadura impunha na época.




"PHONO 73 - O CANTO DE UM POVO" - VÁRIOS (Mercury/Universal)Lançado como um festival compacto da antiga gravadora Philips (hoje Universal), o Phono 73 peitava todas as regras ao apostar na mistura ampla, total e irrestrita, incomum para a época. Durante sua realização, em maio de 1973, passou pelo palco do Anhembi (SP) todo o elenco da gravadora, repleto de estrelas - havia desde a nata da MPB (Caetano, Chico, Gil) até os "populares" e "roqueiros" do selo paralelo Polydor (Mutantes, Rita Lee, Ronnie Von, Odair José).Vários números do festival haviam sido publicados em 3 LPs na época, e reeditados em 3 CDs em 1997.




Agora, os discos retornam às lojas condensados em dois CDs - com eles vem junto um DVD trazendo uma montagem de imagens do festival, feita na época. Durante o evento, falou-se na hipótese do Phono ser editado e exibido em cinemas, mas, devido a problemas de orçamento, isso nunca aconteceu.Phono 73 - O canto de um povo poderia ter sido apenas um lançamento institucional, mas ganhou forte sentido político e estético. O dueto de Caetano Veloso e Odair José na pérola kitsch "Eu vou tirar você deste lugar" foi marcado por vaias da platéia, provocações de Caetano (que reclamou: "não existe nada mais Z do que a classe A") e vocais gaguejados de Odair. Já a censurada apresentação de "Cálice", de Gilberto Gil e Chico Buarque, virou lenda, desvelada agora graças às imagens. Proibidos de cantar a música, Gil e Chico, num momento de exemplar molecagem, resolveram cantá-la reduzindo sua letra a balbucios e a um ríspido "Cálice!" (cale-se, sacou?) berrado por Chico. Vendo as imagens, é possível acompanhar quase tudo: o som sendo cortado pela censura, Gil rindo nervoso, Chico com cara de "sabia que isso ia dar merda..." e inserindo um "arroz à grega" na letra da música (referência ao hábito adotado pelos jornais da época, que publicavam receitas no lugar de matérias censuradas).




Mesmo com falhas que não puderam ser consertadas - o áudio e o vídeo não casam em vários momentos e várias músicas estão pela metade - o DVD serve como registro histórico. Além de "Cálice", tem a celebração de Gil, Caetano e Jorge Ben na versão lisérgica de "Filhos de Gandhi"; o encontro cordial entre Wilson Simonal e Jair Rodrigues; Caetano impondo uma versão quilométrica de "A volta da Asa Branca", de Luiz Gonzaga e Zé Dantas, à platéia que acabara de vaiá-lo com Odair; os movimentos pélvicos de Sérgio Sampaio em "Eu quero é botar meu bloco na rua". Raul Seixas transforma seu hard-soul "Loteria da babilônia" num happening, no qual lança a "semente de uma nova idade" enquanto pinta o símbolo da Sociedade Alternativa no peito. E em "Baioque", um raro rock de seu repertório, Chico solta um "censura filha da puta!", não captado pelos microfones.Já o CD tem desde o lançamento de "Oração de Mãe Menininha" (com Gal e Bethânia) até o enterro da fase lisérgica de Ronnie Von, com a suingada "Vai depressa", passando pelos novatos Jards Macalé e Fagner. Só não tem Mutantes: doidaralhaços, Arnaldo, Sérgio, Liminha e Dinho sabotaram o próprio show.




E não estranhe a escuridão de vários momentos do DVD: na segunda noite do evento, a iluminação feita pelo ator-faz-tudo Ziembinsky estourou feito pipoca.* publicado há alguns meses na Bizz.
.extraia o sumo -
DISCOS:

Faixas Disco 01:

1. Caramba, Galieu da Galiléia/Que nega é essa?/De Manhã/Mas Que Nada - Jorge Ben2. Meu Pai Oxalá - Vinícius de Moraes,Toquinho3. Cabaré - Elis Regina4. Tutti-Frutti/Let me sing/As minas do Rei Salomão - Raul Seixas5. Cálice - Chico Buarque,Gilberto Gil6. Cotidiano/Baioque - Chico Buarque7. Eu quero é Botar Meu bloco na Rua - Sérgio Sampaio8. Sebastiana - Gal Costa9. Rosa dos Ventos - Maria Bethânia10. Oração de Mãe Menininha - Maria Bethânia,Gal Costa11. Meio de Campo - Gilberto Gil12. Jazz Potatoes/Filhos de Gandhi - Jorge Ben,Gilberto Gil13. A volta da Asa Branca - Caetano Veloso14. Cálice (censurado) - Chico Buarque,Gilberto Gil



faixas Vol.2


1. Regra Três - Vinícius de Moraes,Toquinho2. Samba de Orly - Vinícius de Moraes,Toquinho3. Orgulho de um sambista - Jair Rodrigues4. Sou da madrugada - Jair Rodrigues5. Hino ao Senhor - Wilson Simonal6. Rock da Barata - Jorge Mautner7. Tudo se Transformou - Caetano Veloso8. Vou tirar Você Desse Lugar - Caetano Veloso,Odair José9. Vai Depressa - Ronnie Von10. Loteria de Babilônia - Raul Seixas11. Me acende com teu fogo - Erasmo Carlos12. Sentado a beira do caminho/Foi assim/Festa de arromba - Erasmo Carlos,Wanderléa13. É com esse que eu vou - Elis Regina14. Ladeira de Preguiça - Elis Regina,Gilberto Gil15. Filhos de Gandhi - Gilberto Gil16. Mas que nada/De manhã - Jorge Benfaixas


Vol.3


1. Zumbi - Jorge Ben2. Não tem perdão - MPB-4,Ivan Lins3. Pesadelo - MPB-44. A alegria continua - MPB-45. Baioque - Chico Buarque6. Manera, Fru Fru, Manera - Raimundo Fagner7. Jazz Potatoes - Jorge Ben,Gilberto Gil8. Diz que fui por ai - Nara Leão9. Quinze Anos - Nara Leão10. Movimento dos barcos - Jards Macalé11. Trem das onze - Gal Costa12. Sebastiana - Gal Costa13. Orações de Mãe Bethânia - Maria Bethânia,Gal Costa14. Preciso Aprender a só ser - Maria Bethânia15. Trampolim - Maria Bethânia16. A volta da Asa Branca - Caetano Veloso
Origem dos documentos: http://sombarato.blogspot.com/
Beleza!

MUTANTES: Pré Mutantes e Primeira Fase !

MUTANTES: Pré Mutantes e Primeira Fase !
Após estrearem em Londres no Barbicam durante o evento em homenagem ao Tropicalismo, Os Mutantes fizeram shows nos Estados Unidos, em Chicago, Los Angeles, San Francisco, Seattle, Denver e Nova Iorque. No dia 25 de janeiro eles tocam no aniversário de São Paulo no Ibirapuera. Resta saber se, durante a turnê brasileira, eles vão manter as letras em inglês ou vão cantar em português. Mas este não será o único show da banda no Brasil.
O show do Barbicam em Londres virou CD e DVD, e os Mutantes prometem um disco de inéditas em breve. Os fãs agradecem eufóricos.

Mutantes2006 Ao Vivo Barbicam Theatre Londres
Disco 101. Dom Quixote02. Caminhante noturno03. Ave Gengis Khan04. Tecnicolor05. Virgínia06. Cantor de mambo07. El justiciero08. Baby09. I’m sorry babe (Desculpe babe)10. Top top11. Dia 36Disco 2 01. Fuga nºII02. Lê premier bonheur du jour03. Dois mil e um04. Ave Lúcifer05. Balada do louco06. I feel a little spaced out (Ando meio desligado)07. A hora e a vez do cabelo nascer (Cabeludo patriotico)08. A minha menina09. Bat macumba10. Panis et circensis
http://www.mediafire.com/?dz25qdnprl1
Compre o CD
Compre o DVD
ou Compre os dois juntos (DVD + CD)
RARIDADES DOS MUTANTES E AFINS
Antes de conhecer os irmãos Dias Baptista, Rita Lee formava junto com uma colega de classe o grupo vocal The Teenage Singers. Suas parceiras eram Suely Chagas, Jean e Beatrice, duas outras colegas de classe. Não demorou para o quarteto musical virar uma dupla apenas com Rita e Suely. Foi durante a Beatlemania que assolou a juventude da década de 60, que Rita e Suely conheceram o conjunto Wooden Faces, formado por Arnaldo Baptista, Raphael Vilardi e outros integrantes. Não tardou para as meninas do Teenage Singers e os rapazes do Wooden Faces se juntarem e formarem o conjunto Six Sided Rockers, que depois seria rebatizado O’Seis, e mais tarde como Os Mutantes. Suely era a que cantava melhor, e por isso chegou a ser convidada para substituir Celly Campelo, como a rainha do rock nacional. Quem fez o convite foi o próprio irmão da cantora Tony Campelo. A dupla Teenage Singers, Rita e Suely gravaram backing vocals num compacto de Tony Campelo de 1965, com as canções, Pertinho do mar e O meu bem só quer chorar perto de mim. Porém Suely desistiu da carreira de cantora para estudar nos Estados Unidos. Quando voltou em 1968, Suely lançou um compacto intitulado Suely & Os Kanticus, banda que tinha como integrante Lanny Gordin, futuro guitarrista emblemático da Tropicália, que chegou a tocar com Hermeto Pascoal no conjunto Brazilian Octopus no ano seguinte (1969).Em 1966, os Six Sided Rockers mudaram o nome para O’Seis e gravaram um compacto com o mesmo nome e uma capa em referência explícita ao disco With The Beatles. Além disso o grupo fez backing vocals no compacto de outra banda da época o Gemini II. Depois de lançarem o compacto O’Seis, o grupo se desfez, ficando somente os irmãos Dias Baptista e Rita Lee. Os três foram acompanhar Ronnie Von em seu programa televisivo. Foi o cantor que escolheu novo nome para eles, e os batizou de Os Mutantes, baseado no livro de ficção-científica de Stefan Wull, O Império dos Mutantes.Após tocarem com Ronnie Von, Os Mutantes foram convocados pelo maestro Chiquinho de Moraes para gravarem junto com Nana Caymmi, uma canção composta por Gilberto Gil. A canção Bom dia, gravada por Nana Caymmi e Os Mutantes foi apenas um teste para a gravação da canção de Gilberto Gil, Domingo no parque, que estava classificada para o 3º Festival de Música Popular Brasileira.Depois de muitas apresentações na televisão e a participação no álbum coletivo da Tropicália, Os Mutantes gravaram seu primeiro álbum. Logo receberam o convite do cineasta Walter Hugo Khouri para participar do filme As Amorosas com Paulo José como ator principal. Além da participação no filme, o trio compôs três músicas para o filme.

Os Mutantes gravaram vários discos e chegaram a emplacar um jingle numa campanha dos postos de gasolina da Shell. Além
dos irmãos Dias Baptista e Rita Lee, Os Mutantes contaram com outros integrantes como Dinho Leme na bateria e Lininha no baixo.O último disco com participação de Rita Lee foi Os Mutantes e Seus Cometas no País do Bauretz. Ela acabou sendo expulsa da banda porque não acompanhara o virtuosismo instrumental dos irmãos Dias Baptista, Liminha e Dinho. Porém uma raridade é a versão ao vivo de Mande um abraço pra velha, composta para o 7° Festival Internacional da Canção de 1972.Após essa gravação Rita Lee, saiu dos Mutantes e formou sua própria banda. Os Mutantes inda gravaram como um quarteto o disco O A e o Z, que acabou engavetado pela gravadora. A banda se desfez e Sergio Dias tentou com várias formações e dois discos manter a banda. Apesar do grande sucesso dos últimos discos, a banda acabou.Arnaldo formou a Patrulha do Espaço, Dinho foi trabalhar com assessoria de imprensa, Liminha virou um produtor conceituado e Sergio Dias radicou-se nos Estados Unidos. Recentemente Os Mutantes se reuniram, sem Liminha e Rita Lee, que alegaram agendas cheias. Porém a presença dos irmãos Dias Baptista, do baterista Dinho e a participação especial de Zélia Duncan bastaram para que fossem aclamados nesta reunião tão esperada.

1965 Compacto Tony Campelo (Odeon, 1965)Com The Teenage Singers (backing vocals)1. Pertinho do mar (South of border) (Jimmy Kenedy/ Michael Carr/ Pepe Ávila)2. O meu bem só que chorar perto de mim (Hamilton Di Giorgio)
http://www.4shared.com/file/10228074/27c00ab1/1965_Tony_Campello.html

1966 Compacto Gemini II (Continental, 1966)Com O’Seis (backing vocals)1. Lindo (Groovin’) (Felix Cavallieri/ Eddie Brigati/ Carlos Walace)2. Tchau mug (Edy Miranda)
http://www.4shared.com/file/10228212/9b7ddc6c/1966_Gemini_II.html

1966 Compacto O'Seis (1966)1. O suicida (Rafael Vilardi/ Rita Lee)
2. Apocalipse (Rita Lee)
http://www.4shared.com/file/10228873/b7b7ceaa/1966_OSeis.html

1968 Compacto Nana Caymmi
Nana Caymmi & Mutantes - Bom dia (Gilberto Gil)
http://www.mediafire.com/?68hmnentdd9

1968 DiversosGilberto Gil e Os Mutantes – Domingo no parque (Ao vivo TV Record)Mutantes – Banho de lua/ 2001 (Ao vivo 1968)Mutantes – Glória ao Rei dos confins do alémJingles inesquecíveis – Alvarenga e Ranchinho/ Algo Mais
http://www.4shared.com/file/10229274/9cf8b9ba/1968_Diversos.html

1968 Trilha Sonora As AmorosasMutantes – As AmorosasMutantes – Misteriosas rosas brancasMutantes – O tigre do inferno
http://www.4shared.com/file/10230153/728496f8/1968_Trilha_Sonora_As_Amorosas.html

1969 Ao Vivo TV Cultura1. TV intro2. Panis et Circensis3. Quem tem medo de brincar de amor4. Preciso urgentemente encontrar um amigo5. Domingo no parque (com Gilberto Gil)6. 2001
http://www.4shared.com/file/10230708/9cacc787/1969_Ao_Vivo_na_TV_Cultura.html

1969 Compacto Ando Meio Desligado1. Ando meio desligado (Não faz marola)2. Ando meio desligado (Ao vivo)
http://www.4shared.com/file/10231028/1369d4e5/1969_Compacto_Ando_Meio_Desligado.html
Mutantes, beleza né..desbravadores..!!!!!!!Vou correr atras da fase prog abraço!!!Beleza!