5 de nov. de 2006

BUCHANAN - UM MAGO DESCONHECIDO

BUCHANAN - UM MAGO DESCONHECIDO
Roy Buchanan nasceu em Ozark, Arkansas em 23 de Setembro de 1939, mas ele cresceu em Pixley, Califórnia aproximadamente cinqüenta milha ao norte de de Bakersfield em San Joaquim valley. O pai dele orou aos sulistas exilados na igreja de Pentecostal de deus, e Roy sempre disse que sua mãe cantou melhor que Feriado de Billie. Eu sempre fui parcial aos guitarristas negros ...Blind Boy Fuller , Jimmy Nolen , Pete Lewis ...

Roy Buchanan foi um dos melhores guitarristas do Blues/Rock, Com solos de guitarras que empresionavam des a um Adolescente ao seu Pai. Um mito nas atitudes do Rock n' Roll, No inicio ficou conhecido como Vale Hawkins pelas influencias de sua adolescência, Buchanan se tornou a lei da terra ao redor de Washington, D.C., No inicio dos anos 60.

Usando uma Fender Telecaster criava gritos harmônicos altos em lugares de realimentação e distorção que eram parte do pacote de seu espetacular show de guitarra ao Rock dos anos 70. super-estrela relutante, Buchanan se tornou mais incrível ainda quando deu inicio em sua carreira solo, seu estilo permanecia cauterizados em seus melhores registros. Tristemente, quando Buchanan parecia à beira de um retorno, foi preso por causa de uma briga familiar em sua casa às 10 da noite, no dia 14 agosto 1988 em Reston, Virgínia. Buchanan deixou para trás vários registros que testemunham que ele era um guitarrista de classe, capaz de tons e técnicas com os que outros guitarristas só sonhavam. Teve com Sua esposa sete crianças e cinco netos.

Constando na lista dos Mestres do Blues , fazia de sua guitarra elétrica uma alma a solta gemendo e gritando nos ouvidos do Publico em seus shows. Os guitarristas de seu gênero tinham um grande respeito por ele e um numeroso exercito de Fãs dedicados.

Fama & Sucesso :
O som de Buchanan era totalmente diferente: quebrando corações, chamuscando solos. marca registrada que vislumbra tom, e uma mistura de grunhidos, lamento e gritos que o marcam como um mago do instrumento. Ele era um pioneiro no uso de controles harmônicos, e embora esta técnica foi usada pelos maiores Guitarristas de Rock, especialmente Jeff Beck, Robbie Robertson e Z.Z. o Billy Gibbons , todos reconheceram Buchanan como o mestre dos mestres.

A carreira musical de Roy Buchanan começou na minúscula cidade de Pixley, Califórnia. O pai dele era um fazendeiro. As primeiras recordações musicais de Roy eram de reuniões de misturas racionais que a família escutava. " Evangelho, " ele recorda, " isso é como eu entrei primeiro na música " negra. Recente R noturno & B rádio espetáculos também ajudados afiam o apetite dele para música blues-baseada. Mas a música jogou pelos povos em Pixley era rural, assim quando o 7 ano de Roy ele expressou interesse primeiro na guitarra, os pais dele o enviaram ao professor de violão de aço local, Sra. Pressure. Dentro de semanas, ele estava escolhendo os favoritos da Parada de Golpe das guitarras de aço, incitou pelo professor dele que, Roy se lembra, choraria toda vez eu cometi um engano ".

Em 1953, com 13 anos Roy comprou sua primeira guitarra, uma Telecaster (dólares $120!). " eu gostei do tom ...ela pareceu muito boa guitarra . Roy saiu de casa aos 15 anos e foi à cidade grande. Ele se caiu debaixo da asa de bandleader afamado, produtor, escritor, coordenador, o empresário (e mais tarde, Alligator o artista gravador) Johnny Otis. O jovem Roy estudou o domínio do blues de outros grandes guitarristas: " Jimmy Nolen (depois com James Brown), Pete Lewis, Johnny'Guitar'Watson, esses caras sempre não serão nenhuma batida ". Por volta de 1955, Roy estava conduzindo ao próprio Rock n' Roll , As Batidas do coração, e durante os próximos anos ele trabalhou no leste de modo que ele finalmente iria alcançar seu objetivo. Conheceu Vale hawkins do Canadá." eu conheci Vale na Cidade de Oklahoma em um espetáculo de TELEVISÃO e eu acabei Tocando na estrada com ele durante três anos ". Em 1957, Roy fez para a gravação tocando o solo em " My Babe ".

Três anos depois, Roy saiu de Hawkins no norte do Canadá onde ele se encarregou do papel de guitarrista em Ronnie Hawkins' (o grupo depois ganhou fama ). o guitarrista do grupo estudou guitarra com Roy, e assumiu a mancha de Guitarra Elétrica quando Roy saiu. Princípios dos anos 60 Roy começou a executar gigs incontáveis com bandas de rock sem nome, e cortando várias sessões como Guitarrista com músicos diversos junto com ídolos como Freddie a estrela do país Merle Kilgore. primeiro apresentou uma marca registrada harmônicos de Buchanan. No meio dos anos' 60's, cansados por estar a muito tempo na estrada, Roy se estabeleceu em Washington, área de D.C., tocando como e formando seu próprio grupo , Buch & Snakestretchers.

Em 1971, já montando em reputação como um grandioso guitarrista que incluiu abraços de John Lennon, Eric Clapton, Merle Haggard, e um convite unir os Rolling Stones, Roy " (tocou com o Rolling Stone em 1972) nacionalmente como o resultado de um documentário do público da Televisão a faixa "After hours". Intitulado " O Melhor guitarrista Desconhecido no Mundo ", o espetáculo ganhou Roy um contrato com a Polydor Records e começou uma década de viajandoao mundo a fora. Ele gravou cinco álbuns para Polydor (ganhando disco de ouro) e três para o Atlântico (um ouro), enquanto tocando virtualmente em todo corredor de concertos de rock e festivais. As etiquetas principais lhe deram fama e fortuna, mas nenhuma liberdade artística. Ele continuava tentando fazer algo que ele queria produzir. Finalmente Roy deixou de registrar em 1981 e nunca jura entrar em um estúdio novamente a menos que ele pudesse registrar a própria música ao próprio modo dele.

Quatro anos depois, Roy foi parar no estúdio da Alligator. O primeiro álbum dele para Alligator, WHEN A GUITAR PLAY THE BLUES, foi lançado pela primavera de 1985. Foi a primeira vez em que ele determinou total liberdade artística no estúdio; também foi o primeiro verdadeiro álbum de blues dele. Fãs responderam depressa, e o álbum entrou nos quadros das melhores músicas que as rádios tocavam no momento, com uma bala e permaneceu nos quadros durante 13 semanas. Críticos de música, como também os fãs, aplaudiram os esforços de Roy com abraços e bastantes quatro revisões de estrela. O segundo Alligator dele foi o LP DANCING ON THE EDGE lançado pelo outono de 1986. O álbum, caracterizando uma dose generosa das pirotecnias de GUITARRA de marca registrada de Roy e três cortes com convidado especial : O vocalista Delbert McClinton, ganhou o Faculdade Mídia Diário Prêmio para Melhor Álbum de Blues de 1986. Ao tocar ao vivo com emoção e ostentações um som cheio e selvagem que constantemente ameaça revisar a extremidade. Este definitivamente é um disco que deverá iniciar sua festa ".

" Desde que vim para a Alligator, eu estou fazendo os registros que eu sempre quis fazer finalmente, " Roy disse destes anos. Ele lançou o décimo segundo LP da carreira dele e o terço dele para a Alligator, HOT WIRES, em 1987. Além de Donald Kinsey (antigamente com o Rei de AIbert e Bob Marley), o tecladista Stan Szelest, e temperou os hits de estúdio Larry Exum (baixo) e Morris Jennings (bateria), este álbum clássico inclui vocais de convidados por alma veterana como Johnny Sayles e a excelente cantora de Chicago azula belters, Kanika Kress. A carreira musical de Roy o levou de gigs de clube de subterrâneo nos anos sessenta e anos setenta para televisão nacional, registro de ouro excursões de vendas mundiais nos anos oitenta, os Irmãos de Allman e muitos outros ícones da Guitarra do blues/rock. Buchanan morreu em Virgínia em 1988. Ele teve 48 anos.

Um Verdadeiro Admirador e Aquele que escuta e jamais esquece ...
Origem dos documentos:

TODOS OS DISCOS DE ROY BUCHANAN : Discografia Oficial: Inicio ao Fim !


Buch & The Snakestretchers, 1971, Bioya
Roy Buchanan and the Snakestretchers, 1972, Bioya
Roy Buchanan, 1972, Polydor
Second Album, 1973, Polydor
That's What I Am Here For, 1974, Polydor
In the Beginning, 1974, Polydor
Live Stock, 1975, Polydor
Rescue Me, 1975, Polydor
Street Called Straight, 1976, Atlantic
Loading Zone, 1977, Atlantic
Live in U.S.A. & Holland 77-85 - Silver Shadow CD 9104
You're Not Alone, 1978, Atlantic
Live in Japan - 1977 (Rel 1978) Polydor MPF 1105
My Babe, 1981, AJK
When a Guitar Plays the Blues, 1985, Alligator
Live - Charly Blues Legend vol. 9 85-87 - Chaarly Schallplatten GMBH - CBL 758
Dancing on the Edge, 1986, Alligator
Hot Wires, 1987, Alligator
Early Years, 1989, Krazy Kat
Sweet Dreams: The Anthology, 1992, Polydor
Guitar on Fire: Atlantic Sessions, 1993, Rhino