O CÓRTEX PSICODÉLICO DE LULA CÔRTES
Contato para shows: Com Acessora Beta
lulacortes07@gmail.com
(081) 9195.7184
Tudo começou em 1973, com a gravação de ‘Satwa’, o primeiro disco independente da história da música popular brasileira. Esse disco foi gravado nos estúdios da extinta gravadora Rozenblit em Recife, com Lailson tocando craviola, Lula Côrtes no tricórdio (instrumento marroquinho)e com participação de Robertinho do Recife nas guitarras. O disco foi pouco divulgado e recém descoberto e lançado nos Estados Unidos. Lailson virou cartunista e ganhou vários prêmios com o novo ofício.
Depois disso Lula Côrtes gravou o antológico ‘Paêbiru’ com Zé Ramalho. Disco baseado nas escritas de Pedra do Ingá, no sítio arqueológico de Ingá do Bacamarte. Esse disco é peça raríssima do cancioneiro brasileiro. Quando foi prensado, em 1975, Lula Côrtes levou 300 cópias para casa, onde morava com a cineasta Kátia Mesel. O resto foi destruído por uma enchente que inundou a gravadora Rozenblit. Por isso o disco ficou com essa áurea de mito, lenda urbana etc, e as cópias lançadas na época são vendidas a peso de ouro nos sebos e leilões da vida.
Na década de 80, Lula gravou ‘O Gosto Novo da Vida’ e ‘Rosa de Sangue’, outra raridade que não foi comrcializada por causa de uma briga com a gravadora, Rozenblit. No final da década, Lula juntou-se com Jarbas Mariz (atual parceiro de Tom Zé) e gravou mais um disco instrumental, em que a psicodelia é ponto forte. Esse disco tinha o intuito de alcançar o sagrado através da música primordial, de acordo com a expressão ‘Bom Shankar Bolenajh’, que deu título ao álbum. O disco tem participação de Paulo Ricardo (ex-RPM), Alberto Marsicano, e Oswaldinho do Acordeon.
Nos anos 90, Lula conheceu a banda do guitarrista Xandinho, ‘Má Companhia’, que tocava covers de clássicos do rock setentista, e juntos lançaram um disco em 1995. Em 1997, outro disco, ‘A Vida Não é Sopa’, gravado ao vivo, que foi lançado alguns anos depois (por isso a diferença de datas aqui e no link). Fica ai o resultado da união de grandes expoentes do rock pernambucano, Xandinho com a banda ‘Má Companhia’ e Lula Côrtes, dono de uma discografia cheia de álbuns antológicos.
Lula Côrtes ainda tem outros discos em sua vasta discografia, que não constam aqui, como ‘Nordeste, Repente e Canção’, lançado pelo selo Marcus Pereira, e outros inéditos como ‘A Mística do Dinheiro’ e ‘O Pirata’. Além de outros dois discos com a banda ‘Má Companhia’, ‘Ao Vivo no Teatro do Parque’ e ‘Ao Vivo no Curupira’. Por isso quem tiver algum desses discos que coloque ali, nos comentários. Mas quem quiser comprar os CDs, entre em contato com macompanhia@gmail.com.
1973 Satwa (& Lailson)
1. Satwa
2. Can I be Satwa
3. Alegro piradíssimo
4. Lia, a rainha da noite
5. Apacidonata
6. Amigo
7. Atom
8. Blue do cachorro muito louco
9. Valsa dos cogumelos
10. Alegria do povo
Abaixar
1975 Paêbiru (& Zé Ramalho)
1. Trilha de Sumé (Culto à terra/ Bailado das muscarias)
2. Harpa dos ares
3. Não existe molhado igual ao pranto
4. Omm
5. Raga dos raios
6. Nas paredes de pedra encantada, os segredos talhados por Sumé
7. Marácas de fogo
8. Louvação a Iemanjá
9. Beira Mar
11. Pedra templo animal
12. Sumé
Abaixar
1980 Rosa de Sangue
1. Lua viva
2. Balada da calma
3. Casaco de pedras
4. Nordeste oriental
5. Bahjan, oração para Shiva
6. São tantas as trilhas
7. Noite prêta
8. Dos inimigos
9. A pisada é essa
10. Rosa de sangue
Abaixar
1981 O Gosto Novo da Vida
1. Desengano
2. Dos inimigos
3. Lua viva
4. São várias as trilhas
5. Patativa
6. Canção da chegada
7. Quadrilha atômica
8. Brilhos e mistérios
9. Gira a cabeça
10. O morcego
Abaixar
1988 Bom Shankar Bolenajh (& Jarbas Maris)
1. Balada para quem nunca morre
2. Orvalho na paisagem
3. Shotsy (Síntese do oriente e ocidente)
4. Valeu a pena
5. Forró pro mundo inteiro
6. Eu tentei
7. Maracatu pesado
8. Inverno I e II
9. Tema para Christina
Abaixar
1995 Lula Côrtes & Má Companhia
1. Reduzido à pó
2. A tirana
3. Meus caros amigos
4. As estradas
5. Nasci para chorar
6. Balada do tempo perdido
7. A força da canção
8. Rock do segurança
9. Os piratas
10. O homem e o mar
Abaixar
1997 A Vida Não é Sopa (& Má Companhia)
1. Eu fiz pior
2. Versos perversos
3. A seca
4. Israel
5. O balada cavernosa
6. O clone
7. O indiozinho
8. Tá faltando ar
9. Qualquer merda
10. Pense e dance
Abaixar
08/08/2010
LULA CORTÊS - A Vida Não é Sopa 2006 - Arquivo Novo com Capa, Contra Capa, Bolacha e Contatos Para Shows em Todo O Planeta Terra ou Neste Sistema Solar! Novamente na Estrada....
Lula Cortês fechou o Palco Pop do FIG - Festival de Inverno de Garanhuns, uma cidade do interior de Pernambuco no último dia 24 de julho de 2010, e acreditem você sé uma cidade super fria, bem diferente do clima da capital, um luxo e foi um sucesso, a imprensa chamou de show memorável e disse que ele estava em perfeita forma, o que é verdade, posso aterstar, no repertório músicas antológicas e super novas, como "As máquinas, um rock pauleira que ele gravou em São Paulo em junho e que fala da sampa desvairada que nunca pára.
No próximo dia 14 de Agosto Lula Cortês e sua turma estará em Caruaru (outra cidade do interior perambucano, fechando a 1ª Semana Municipal do Estudante.
Contato para shows:
Com Acessora Beta
lulacortes07@gmail.com
(081) 9195.7184
Link 2010 com capas e contatos:
The download link is: http://sharebee.com/c9281150
Filename: Lula Cortês A Vida Não é Sopa (2006) -
The download link is: http://sharebee.com/c9281150
Filename: Lula Cortês A Vida Não é Sopa (2006) -
Link com Capa Size: 56.81MB
http://www.sharebee.com/done?id=fca8d2a4f3e3ca8875b395274e2c3967
Outro Link Alternativo com capas:
http://www.megaupload.com/?d=DI00NVRQ
Lula Cortês: A Vida Não é Sopa !
http://www.sharebee.com/done?id=fca8d2a4f3e3ca8875b395274e2c3967
Outro Link Alternativo com capas:
http://www.megaupload.com/?d=DI00NVRQ
Lula Cortês: A Vida Não é Sopa !
Não tenho nem o que falar...só agradecer o Sorrisão a Beta e ao Lula....Obrigadissimo....Realmente só agradecer...beleza
Origem deste documento:
Paticipações:
Fora todos esses discos o Lula ainda participou tocando Tricórdio nos principais discos do movimento Udigrudi (ver tópico).
Flaviola & o Bando do Sol de 1973
Marconi Notaro – No Sub Reino … de 1973
Alceu Valença -Molhado de Suor de 1974
Zé Ramalho -1978 toca nas músicas Noite Preta (onde divide a composição e toca tricórdio elétrico) e a clássica Chão de Giz.
Canta e grita em uma música (bem pesada por sinal) do disco Hora da Batalha de 2004 da grande banda Punk/Hc Devotos (que eu gosto muito).
Lula é psicodélico e atitude HC hehe.
Tem também essa daqui nesse disco fantastico (que ja foi postado aqui) que revive todo o movimento Udigrudi., ele canta e toca tricórdio em duas musicas.
A Turma do Beco do Barato – Antologia 70 – 2004
A Turma do Beco do Barato, projeto idealizado por Humberto Felipe, fã da Ave Sangria, acabou sendo a oportunidade de vários artistas registrarem algumas de suas composições pela primeira vez, após cerca de 30 anos. É o caso da Phetus, que finalmente gravou duas de suas canções até hoje inéditas em disco. E mesmo da Ave, que acabou em 1975 – quando já contava com repertório para um segundo LP – e contribui no CD com nada menos do que nove composições, apenas duas delas regravações. Os outros dois temas são de autoria de Lula Côrtes.
“Toda essa história ficou meio esquecida”, diz Humberto, explicando o porquê da realização do CD. “Tanto de gente de hoje quanto de quem viveu a época e não estava antenado.” Admirador da Ave Sangria, conta que, no início, pensou no trabalho como uma homenagem ao grupo com a participação de convidados. “Ao invés de ficar limitado a um nome, resolvi ampliar, não usar o nome Ave Sangria, mas pegar o mais representativo e fazer a Antologia 70”, resume.
faixas:
01 as estradas [lula côrtes]
02 vacas roxas [lailson]
03 vento vem [israel semente]
canta: marco polo e humberto felipe
04 marginal [marco polo]
05 dois navegante [almir de oliveira]
06 o pirata [marco polo]
07 dos inimigos [lula côrtes]
08 anjos de bronze [lailson]
09 fora da paisagem [almir de oliveira]
10 janeiro em caruaru/noturno nº0/mina do mar [marco polo]
todas as músicas são interpretadas por seus autores, exceto a faixa 3.
http://rapidshare.com/files/155782856/-_A_Turma_do_Beco_do_Barato_-_Antologia_70__2004_.zip
Video – Vou Danado pra Catende com Alceu Valença
Esse video ja foi postado na Tópico sobre o Movimento Udigrudi mas é uma dos raros videos dos anos 70 onde Lula aparece tocando seu Tricórdio, junto com Alceu , Zé Ramalho na viola, o grande Zé da Flauta e parte do Ave Sangria Paulo Raphael que era guita base mais ta no baixo, Israel Semente na betera, Agricinho na percurssão e o lendario e genial Ivinho destruindo a guitarra.
Download dessa faixa
http://www.4shared.com/audio/LVd0gAqG/alceu_valena_-_vou_danado_pra_.html?s=1
Trailer -Documentário Paebiru.
Teaser” do documentário Nas Paredes da Pedra Encantada, sobre o álbum Paêbirú – Caminho da Montanha do Sol, de Lula Côrtes & Zé Ramalho (1975). Dirigido por Cristiano Bastos & Leonardo Bomfim
Lula Cortes & Ma Companhia – Dos Inimigos
ORIGEM DOS DOCUMENTOS:
www.euovo.blogspot.com
Ainda me lembro correndo atrás dos primeiros discos de Lula, só conseguia praticamente lendas(o homem que pos zé ramalho para gravar discos) e fitas k7 de sons já dos anos 80, então entre os primeiros programas do SenhorF lá em 97 98 alguns arquivos de Pâebiru consegui grapar pela saída e entrada de audio, depois garimpei todos estes arquivos, cada qual um achado...e apresentei inumeras vezes a grandes amigos...agora em 2010 acho eles novamente todos reunidos em um só lugar em esta ótima postagem de EUOVO..aproveitem...abraço!