24 de out. de 2007

Walter Franco: Discografia


















Walter Franco: Discografia



Quando Walter Franco apareceu, de "Cabeça" na música popular brasileira, quase não tinha antecedentes. Nem os protagonistas da Tropicália tinham ido tão longe.





Era música concreta "in concreto". Foi no Festival da Globo de 1972. E sua bravura mobilizou a intervenção de gente como Décio Pignatari, Rogério Duprat e Julio Medaglia, integrantes do júri que foi destituído pela direção -- porque ousou indicar o nome de Walter como vencedor do Festival. "Cabeça" e "Me Deixe Mudo" -- a explosão da letra em estilhaços de poesia e a sua implosão nos ecos do silêncio -- composições que, como eu disse em meu "Balanço", racharam a cabeça da música popular, estão no primeiro LP de Walter o disco branco "Ou Não", gravado em fins de 1972 e editado no ano seguinte.





De bate-pronto, Caetano respondia com "Araçá Azul",a sua aventura radical, e essa foi talvez a mais bela conversa de guerrilhas jamais travada no âmbito da nossa música popular de invenção bombas cruzadas de bahia e sampa, poema e samba. "Revolver" (1975) continuou a antitradição de "Ou Não" com as explosões/implosões dos seus mantras, do primal "feito gente" ao quase mudo "e(ter)na(mente)".





Walter seguiu adiante com "Respire Fundo" (1978), "Vela Aberta" (1980) e "Walter Franco" (1982). Mas, minado pela mediocridade da mídia, seu caminhar se fez mais secreto. Seus novos riscos quase não foram vistos pelo público. Um dia ele escreveu o poema certo: "o ab(surdo) não h(ouve)". Oucám Walter Franco.(* Texto de Augusto de Campos, escrito em 2000)Em 2000, foi realizado o belo documentário "Walter Franco Muito Tudo" de Bel Bechara e Sandro Serpa, que ganhou diversos festivais.





Com depoimentos do poeta Augusto de Campos, Rogério Duprat, Júlio Medaglia, Jorge Mautner, Nelson Jacobina, Jards Macalé, Lívio Tragtenberg, Leila Pinheiro e Itamar Assumpção.Depois de duas décadas de reclusão, ele lança em 2001, o CD "Tutano", com várias parcerias, como a de Arnaldo Antunes em "Nasça".Info & Buy: BuscaPéMercadoLivreAmazonCD UniverseInsound7digital






Postado por Heber Welby às 9/10/2007 04:06:00 PM 1 comentários





Origem dos documentos:


http://musicasocial.blogspot.com/search/label/Walter%20Franco

Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=161482

Beleza...ainda me lembro a alguns anos atrás procurandoa rquivos de Walter Franco me deparei com o Blog Cantina Psicodelica..onde encontra-se alguns albuns de Walter Franco...bom me animei tanto com esta possibilidade de divulgação de artistas q1ue estavam estão fora de catalagos e não temos acesso a sua obra...bom tempos depois (hoje) em uma lan house na cidade de Bauru SP numa noite chuvosa..me deparam com esta belissima postagem do blog http://musicasocial.blogspot.com e não tive duviodas ...vai para a cantina do rock..Beleza!!!Abraço!!

2 comentários:

forasteiro disse...

o link está quebrado, onde mais encontrarei esses discos?

Venâncio Rock and Roll disse...

Tente clicar no nome dos discos, em seguida abrirá uma nova janela , clik em continue to rapdshare, abrira uma outra janela, click em free user,aguarde o tempo nescesario para iniciar o dowload que pode variar de alguns segundos a muitos minutos conforme os downloads anteriores realizados,entre com o codigo de segurança, salve na pasta...e ae ficou facil...beleza