16 de nov de 2007

Phono 73 - o canto de um povo

Phono 73 - o canto de um povo

Phono 73 foi um festival realizado em São Paulo (Brasil) em 1973, em plena ditadura militar por diversas personalidades musicais da época.

Gravado pela gravadora Phonogramm este show teve o intuito de mostrar ao público a ditadura militar da época, onde inúmeros cantores foram impedidos de cantar suas músicas devido a censura que havia.


A mais célebre demonstração da censura foi quando Chico Buarque de Holanda e Gilberto Gil cantavam a música "Cálice", uma alusão ao "cale-se" que a ditadura impunha na época.




"PHONO 73 - O CANTO DE UM POVO" - VÁRIOS (Mercury/Universal)Lançado como um festival compacto da antiga gravadora Philips (hoje Universal), o Phono 73 peitava todas as regras ao apostar na mistura ampla, total e irrestrita, incomum para a época. Durante sua realização, em maio de 1973, passou pelo palco do Anhembi (SP) todo o elenco da gravadora, repleto de estrelas - havia desde a nata da MPB (Caetano, Chico, Gil) até os "populares" e "roqueiros" do selo paralelo Polydor (Mutantes, Rita Lee, Ronnie Von, Odair José).Vários números do festival haviam sido publicados em 3 LPs na época, e reeditados em 3 CDs em 1997.




Agora, os discos retornam às lojas condensados em dois CDs - com eles vem junto um DVD trazendo uma montagem de imagens do festival, feita na época. Durante o evento, falou-se na hipótese do Phono ser editado e exibido em cinemas, mas, devido a problemas de orçamento, isso nunca aconteceu.Phono 73 - O canto de um povo poderia ter sido apenas um lançamento institucional, mas ganhou forte sentido político e estético. O dueto de Caetano Veloso e Odair José na pérola kitsch "Eu vou tirar você deste lugar" foi marcado por vaias da platéia, provocações de Caetano (que reclamou: "não existe nada mais Z do que a classe A") e vocais gaguejados de Odair. Já a censurada apresentação de "Cálice", de Gilberto Gil e Chico Buarque, virou lenda, desvelada agora graças às imagens. Proibidos de cantar a música, Gil e Chico, num momento de exemplar molecagem, resolveram cantá-la reduzindo sua letra a balbucios e a um ríspido "Cálice!" (cale-se, sacou?) berrado por Chico. Vendo as imagens, é possível acompanhar quase tudo: o som sendo cortado pela censura, Gil rindo nervoso, Chico com cara de "sabia que isso ia dar merda..." e inserindo um "arroz à grega" na letra da música (referência ao hábito adotado pelos jornais da época, que publicavam receitas no lugar de matérias censuradas).




Mesmo com falhas que não puderam ser consertadas - o áudio e o vídeo não casam em vários momentos e várias músicas estão pela metade - o DVD serve como registro histórico. Além de "Cálice", tem a celebração de Gil, Caetano e Jorge Ben na versão lisérgica de "Filhos de Gandhi"; o encontro cordial entre Wilson Simonal e Jair Rodrigues; Caetano impondo uma versão quilométrica de "A volta da Asa Branca", de Luiz Gonzaga e Zé Dantas, à platéia que acabara de vaiá-lo com Odair; os movimentos pélvicos de Sérgio Sampaio em "Eu quero é botar meu bloco na rua". Raul Seixas transforma seu hard-soul "Loteria da babilônia" num happening, no qual lança a "semente de uma nova idade" enquanto pinta o símbolo da Sociedade Alternativa no peito. E em "Baioque", um raro rock de seu repertório, Chico solta um "censura filha da puta!", não captado pelos microfones.Já o CD tem desde o lançamento de "Oração de Mãe Menininha" (com Gal e Bethânia) até o enterro da fase lisérgica de Ronnie Von, com a suingada "Vai depressa", passando pelos novatos Jards Macalé e Fagner. Só não tem Mutantes: doidaralhaços, Arnaldo, Sérgio, Liminha e Dinho sabotaram o próprio show.




E não estranhe a escuridão de vários momentos do DVD: na segunda noite do evento, a iluminação feita pelo ator-faz-tudo Ziembinsky estourou feito pipoca.* publicado há alguns meses na Bizz.
.extraia o sumo -
DISCOS:

Faixas Disco 01:

1. Caramba, Galieu da Galiléia/Que nega é essa?/De Manhã/Mas Que Nada - Jorge Ben2. Meu Pai Oxalá - Vinícius de Moraes,Toquinho3. Cabaré - Elis Regina4. Tutti-Frutti/Let me sing/As minas do Rei Salomão - Raul Seixas5. Cálice - Chico Buarque,Gilberto Gil6. Cotidiano/Baioque - Chico Buarque7. Eu quero é Botar Meu bloco na Rua - Sérgio Sampaio8. Sebastiana - Gal Costa9. Rosa dos Ventos - Maria Bethânia10. Oração de Mãe Menininha - Maria Bethânia,Gal Costa11. Meio de Campo - Gilberto Gil12. Jazz Potatoes/Filhos de Gandhi - Jorge Ben,Gilberto Gil13. A volta da Asa Branca - Caetano Veloso14. Cálice (censurado) - Chico Buarque,Gilberto Gil



faixas Vol.2


1. Regra Três - Vinícius de Moraes,Toquinho2. Samba de Orly - Vinícius de Moraes,Toquinho3. Orgulho de um sambista - Jair Rodrigues4. Sou da madrugada - Jair Rodrigues5. Hino ao Senhor - Wilson Simonal6. Rock da Barata - Jorge Mautner7. Tudo se Transformou - Caetano Veloso8. Vou tirar Você Desse Lugar - Caetano Veloso,Odair José9. Vai Depressa - Ronnie Von10. Loteria de Babilônia - Raul Seixas11. Me acende com teu fogo - Erasmo Carlos12. Sentado a beira do caminho/Foi assim/Festa de arromba - Erasmo Carlos,Wanderléa13. É com esse que eu vou - Elis Regina14. Ladeira de Preguiça - Elis Regina,Gilberto Gil15. Filhos de Gandhi - Gilberto Gil16. Mas que nada/De manhã - Jorge Benfaixas


Vol.3


1. Zumbi - Jorge Ben2. Não tem perdão - MPB-4,Ivan Lins3. Pesadelo - MPB-44. A alegria continua - MPB-45. Baioque - Chico Buarque6. Manera, Fru Fru, Manera - Raimundo Fagner7. Jazz Potatoes - Jorge Ben,Gilberto Gil8. Diz que fui por ai - Nara Leão9. Quinze Anos - Nara Leão10. Movimento dos barcos - Jards Macalé11. Trem das onze - Gal Costa12. Sebastiana - Gal Costa13. Orações de Mãe Bethânia - Maria Bethânia,Gal Costa14. Preciso Aprender a só ser - Maria Bethânia15. Trampolim - Maria Bethânia16. A volta da Asa Branca - Caetano Veloso
Origem dos documentos: http://sombarato.blogspot.com/
Beleza!

7 comentários:

vilson Luiz disse...

Amigo disponibiza tambem o video para download .obrigado

vlochinslz@gmail.com

Venâncio Rock and Roll disse...

Vou tentar ..embora videos talvez..naum seja o forte do Blog...mas naum vamos ficar deveno naum..abraço!!!

Anônimo disse...

A segunda parte e a terceira naum funcionam
por favor coloca outro link ai .....
obrigado

Palmares disse...

Aí parceiro, realmente não dá pra baixar a segunda e a terceira parte... Será que da pra você atualizar os links pra nós? Obrigado.

Venâncio Rock and Roll disse...

ae..parcerada..ate corri atras para ver se tinha novos links..infelizmente nada...ém assim mesmo vem como ondas..depois que vai..só esperando por uma nova...to vasculhando...beleza abraço

Gabo disse...

Os links já nõ existem mais... Você poderia postar novamente? Por favoooooor :-)

Venâncio Rock and Roll disse...

Realmente não consegui encontrar estes arquivos normalmente gravo um cd de todos meus arquivos..mas é possivel que eu nào os tenha mais..continuarei a procurar..aguarde uns dias e entro em contato..beleza abraço